abril 30, 2007

A senhora do tempo

Não sei ao certo se todas as mulheres têm o mesmo problema, mas uma das coisas que mais me intriga quando penso na Karen, é a obsessão que ela sofre com o tempo. Às vezes acho que o motivo de termos relógios para todos os lados da casa, é uma maneira que ela tem para controlar cada segundo da vida.

Isso mesmo. Nós temos relógios espalhados por cada canto do nosso pequeno, porém, muito confortável, apartamento. Nem o banheiro escapa. Logo acima do espelho, lá está ele, o "senhor da vida".

Mais estranho do que ter tantos relógios assim, é o fato de cada um deles apontar para uma hora diferente. Enquanto o rádio-relógio do nosso quarto está cerca de nove minutos adiantado, em relação à hora oficial, o da cozinha encontra-se cinco minutos atrasado, para que o relógio da sala permaneça seis minutos na frente do digital - que fica no vídeo cassete - sendo que este é o único que anda conforme o horário oficial de Brasília.

Não entendeu? Pois então, nem eu. Da hora que acordo à hora que vou dormir, é difícil saber se estou adiantado ou atrasado para alguma coisa.

Dia desses eu acordei e imaginei estar atrasado para o trabalho. Levantei correndo, tomei um banho a jato e quando terminei a barba, percebi que tinha me recuperado. Troquei de roupa com calma e quando cheguei na sala, vi que as quinze tentativas de fazer um bom nó de gravata haviam me feito atrasar. O nervosismo foi tanto que me deu uma baita dor de barriga e ao sair do banheiro descobri, pelo de lá, que não havia passado sequer um minuto desde que fui acometido pela súbita diarréia.

Com tantos aparelhinhos medindo as horas, sinto-me como aquelas pessoas que viajam para o estrangeiro e ao chegarem ao seu destino deparam-se com dezenas de horários. cada um com o tempo de uma cidade do mundo. Se você está no meio de conexões e "baldiações" da vida, fica praticamente impossível saber por qual deles você deve se orientar.

Fico louco e indignado com esta situação, mas a Karen diz que assim é melhor. Para ela, é claro. O pior de tudo é que se você perguntar que horas são, ela nunca sabe! Pensei em até comprar um relógio de pulso para ver se a mania diminuia. Mas desisti logo. Vai que ela resolve adiantar e atrasar todos os relógios por aí...