janeiro 06, 2007

Competição no casamento

A competitividade entre os seres humanos existe em todas as áreas de nossas vidas e no casamento não seria diferente. Tanto o homem quanto a mulher buscam a cada momento superar seu adversário, digo, cônjuge, num jogo que começa assim que eles acordam e termina na hora que um deles perde a competição para ver quem dorme primeiro.

E no meu casamento não seria diferente. Eu e a Karen costumamos disputar palmo a palmo o controle das coisas através das mais diferentes competições.

Mas se você quer ter um casamento feliz, fica o meu conselho: sob hipótese alguma ganhe a disputa com sua esposa. Elas realmente ficam bravas quando isso acontece. Prefiro perder a comemorar uma vitória, que logo se transformará numa briga sem precedentes.

O que me faz pensar: engraçado como tudo nesta vida pode deixar uma esposa brava. Fosse um carro eu poderia dizer que atingir este estado de humor é um opcional básico de fábrica, assim como motor e volante.

Mas voltando à questão que envolve a disputa homem x mulher, veja o exemplo clássico dos jogos de passatempo. Aqueles que utilizamos para supostamente nos divertirmos. Digo que é supostamente porque eles sempre se tornam motivos mais do que necessários para discussões. Conheci um casal que por causa de um jogo de Imagem & Ação revelou detalhes íntimos da vida só para provocar-se mutuamente.

No nosso caso, o jogo do momento é o Sudoku. A Karen adora. É quase uma viciada. O caderninho do jogo a acompanha a todo canto. Basta um tempinho vago para vê-la tentando encaixar os números naqueles quadradinhos.

Outro dia ela tentou me propor uma disputa. Quem fazia um Sudoku mais rápido. É claro que eu deixei ela ganhar, e fingi que sequer sabia jogar...droga! Acabo de dizer que sei jogar. Ela bem que falou que eu iria acabar revelando isso. Saco, ela ganhou de novo... da próxima vez só vou topar jogo que eu tenha certeza que vou ganhar, como quem ronca mais alto à noite.