janeiro 30, 2006

A Arte do AEP

Coisa chata esta de fazer massagem. Não sei, nunca aprendi, minhas mãos doem quando invento tentar, sem contar que tenho preguiça demais para "curtir o momento", mas a Karen simplesmente adora. Vive pedindo para que eu aperte aqui ou ali. Tento persuadí-la da idéia, mas nem sempre tenho sucesso na empreitada.

Talvez eu tenha um dom para massagear. Só assim para entender que mesmo sob protesto da minha parte, a Karen goste daquilo que eu nunca arriscaria chamar de massagem. Um profissional da área certamente tentaria me matar ao presenciar o meu método AEP (Aperta, Esfrega e Puxa).

Minha irmã fiseoterapeuta fez um curso de Shiatsu tempos atrás. Para quem não sabe, este palavrão na verdade é uma arte milenar, onde o indivíduo recebe uma massagem sentado-deitado numa cadeira que mais parece artigo de Sadomasoquismo. Com a cara enfiada num troço que parece uma comadre, a pessoa fica sentada de frente, ajoelhada, e com uma inclinação de cerca de 45º. É ou não é estranho?

Pior do que a cadeira foi a constatação do que o marketing fez com o nome do Shiatsu. Como o slogan "Venha relaxar fazendo Shiatsu", unido da cadeira sadomasoquista, faria com que as pessoas achassem que aquilo tratava-se de algum capítulo especial do Kama Sutra, os marqueteiros de plantão criaram a "Quick Massage", o fast food da massagem! Quinze minutos de AEP profissional e o cidadão está novinho em folha.

Acho que eu deveria pagar para a minha irmã fazer as massagens que a Karen tanto quer. Até toparia deixar elas usarem o assento do Shiatsu. Teria certeza de que nada aconteceria. Definitivamente, ninguém merece ser corno do massagista. E eles já "encostam" demais para meu gosto.

Não consigo levar massagistas a sério. Cada vez que avalio a hipótese de passar por uma "Quick Massage" lembro do senhor Miyagui, do Karatê Kid, e a cena onde ele bate um tamborzinho estranho e faz uma massagem no joelho machucado do coitado do Daniel Larusso. Isso me faz ter gargalhadas incontroláveis num momento que deveria tentar relaxar.

Mas voltando ao problema da massagem na minha esposa, se você não tem uma irmã "profissional" como eu, é melhor se agitar. Pelo que já pude perceber nesta vida, mulheres gostam de massagem. E se você, como eu, não entende quase nada do AEP, é melhor se apressar e comprar um daqueles livros de massagem oriental. Você vai descobrir coisas incríveis, como o porquê de se conseguir melhorar as dores do fígado apertando uma parte específica das solas dos pés.

Coisa mais chata. Não era mais fácil evitar a bebida alcóolica? Isso bastava para evitar dores no fígado.